quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Feliz 2012!! Agora tenho dupla cidadania



Ola!! Por favor, perdoem me nao responder aos emails, peco encarecidamente que leiam todas as minhas postagens, pois com certeza quando nao tenho a resposta, pelo menos um atalho eu garanto proporcionar. Comecei o ano com treinamentos como volunteer da American Red Cross para atender desastres e tambem para renovar a licenca para atuar como Registered Nurse nos EUA sao exigidos pelo menos 30 horas credito em educacao continuada; me inscrevi para o EKG basico e PALS para as proximas semanas. Pretendo criar uma pagina no Facebook tambem este semestre, creio que dara para atualizar e interagir com todos mais rapidamente.

Enquanto estudantes, principalmente do quarto ano, ja pensaram em ser voluntarios pela American Red Cross local ou da America do Sul? So uma ideia, se caso este programa nao exista, quem sabe sugerir uma interacao entre sua Universidade e a instituicao local?

Como recem formados sao muitas as duvidas e sao muitas tambe as ideias brilhantes. Neste processo infelizmente muito talento e perdido, as vezes pela falta de interesse do docente mesmo ou a falta de instituicoes locais que possam levar a sua ideia adiante.

Nao desistam nunca. Recebi muitas respostas negativas quando esbocei a ideia de trabalhar fora do pais. Sinceramente, nao divida seus sonhos com pessoas que possam te diminuir ou duvidem do seu valor.Tenham fe, paciencia e perseveranca. Esta profissao e muito nobre e merece pessoas energeticas e flexiveis como voces que leem o meu blog. Boa sorte e feliz 2012!!

21 comentários:

Taniel disse...

Ola Dejanira tudo bem?entao meu nome é taniel moro em sp vou começar meu curso de enfermagem 2013 terei 21 anos entao vou acabar com 26 anos,preciso de uma experiecia pra conseguir ir pros eua entao diremos que eu trabalhe até os 28,e depois dou entrada no board of nurses o visto e etc,diremos que demore 1 ano pra regularizar tudo entao ja terei 29 anos. vc acha que é melhor eu ir pros estados unidos com 26 e fazer a faculdade ai? vou terminar com 30. pelo menos eu consigo juntar um dinheiro até la oque vc acha melhor ja fazer aqui,ou fazer nos estados unidos?

Deja Alexandrino, RN, BSN disse...

Oi Taniel!
Nao se preocupe com a idade e sim com sua capacidade. Suas perguntas sao complicadas e expiram muita confusao.
Vamos por partes:
1) Voce ja passou no vestibular?
2) Se voce ja prestou o vestibular, e para uma Universidade publica ou privada?
3)Voce fala ingles com fluencia?
4)Nao existe Universidade publica nos EUA, sao todas subsidiadas. Voce tem como arcar com custos de pelo menos R$50.000 por ano para se formar aqui?
5) O que te fez escolher esta profissao?

A intencao e te dar uma certa direcao, primeiro descrevendo onde voce esta agora e onde voce quer chegar. Escreva num papel o que voce tem disponivel agora, o que e viavel, as respostas virao naturalmente. Voce fara o seu futuro, paciencia, fe, e perseveranca. Um abraco!

Amanda disse...

Olá Dejanira!
Meu nome é Amanda e eu estou no último ano da faculdade de enfermagem (UFRGS) em Porto Alegre, RS. Tranquei a faculdade em 2010 e fiquei um ano morando nos EUA. Eu gostaria muito de voltar pra lá e continuo buscando oportunidades. Me formo em dezembro de 2013 e já estou procurando programas de residência e coisas do tipo para começar minha carreira profissional ai nos estates. Gosto da parte de oncologia, mas até agora as fellowships só falam que vc precisa ter algum programa de pós graduaçao para poder aplicar...gostaria de saber contigo se a residência realmente tem espaço para brasileiros nos EUA. Muito obrigada!

Revoltado disse...

Feliz vc. Porque uma historia de volta para o brasil tudo eh diferente: Hoje o processo de revalidacao no brasil eh totalmente ilegal baseado em nossa legislacao. . Ate para cursar mestrado no Brasil eh dificil que uma instituicao de ensino aceite um diploma ou curriculo estrageiro. A melhor instituicao do pais a USP tem uma media de revalidacao de apenas 30% dos estudantes que entram para revalidacao. Um otimo exemplo eh minha esposa que eh formada nos EUA em enfermagem, eh professora de enfermagem nos EUA em duas universidades e teve a revalidacao de estudos dela negada no Brasil. Um absurdo de marca maior. Assim sendo, A lei para um deveria ser a lei para 10,000.
guanhaes.tripod.com/revalidacao_ilegal.htm

Deja Alexandrino, RN, BSN disse...

@ Revoltado: publiquei seu comentario porque nao tinha conhecimento de que o sistema no Brasil seja tao complicado assim.Nao sei o que dizer, com certeza falta de capacidade, habilidade e competencia nao falta a sua esposa.Quanta frustracao, I'm really sorry...Obrigada pelo comentario e eu nao tenho intencao de voltar para o Brasil, somente visitar minha familia. Um abraco!

Juliana Leal Valera disse...

Olá! O blog tem algum e-mail?

Juliana Leal Valera disse...

Oi, Dejanira... Sou enfermeira, com pós em UTI e com experiência. Meu futuro esposo está sendo transferido pra NY pela sua empresa e pretendo continuar exercendo a profissão. Será que podemos trocar alguns e-mails?? julianavalera@gmail.com Faz tempo que eu tenho lido suas dicas, gostaria muito de poder conversar com você melhor...

deblacerda disse...

Olá Dejanira! Eu me chamo Debora e descobri seu blog no momento em que começo a preparar para tentar trabalhar nos EUA (foi providencial!) Sou Enfermeira com 12 anos de experiência na área Neonatal/Pediátrica (com pós-graduação). Gostaria de saber que passos seguir para validar meus diplomas (UERJ/FIOCRUZ), adequar meu currículo, conseguir a licença, etc até me tornar apta a exercer a funçao no país. Minha intenção é residir na Florida, idealmente em Tampa e trabalhar na minha área; e futuramente cursar Anestesiologia. (Estou querendo muito?)Estarei no meio do ano em Gainsville (University of Florida) para um curso de inglês (conhecer bem o idioma é o primeiro passo, certo?), e durante este período tentarei obter o máximo possível de informações e, quem sabe, até mesmo conseguir um sponsor. Que sugestões ou indicações você teria? Gostaria de manter contato para troca de informções. Desde já, obrigada. E PARABÉNS pelo blog, pela carreira, pela dupla cidadania! Abraços. Debora

Alessandra disse...

Oi Dejanira, adorei seu blog, me da mais forcas para continuar o processo de revalidacao do meu diploma aqui do Brasil nos EUA. Sou formada ha 10 anos pela Unifal/EFOA Universidade Federal de Alfenas (MG). Tenho pos graduacao em Saude Publica (minha paixao), Programa de Sa[ude da Famila e Enfermagem do Trabalho. Sou de SP mas moro em Alagoas,onde sou funcionaria publica, atualmente nas funcoes de diretora da Vigilancia em Saude e Fiscal do Coren-AL. Pretendo trabalhar no Estado do Hawaii, mais especificamente em Maui onde passei 3 meses (nov. 2011 a fev. 2012) estudando ingles. Estou ansiosa, amo minha profissao, mas vejo-a cada vez mais desvalorizada aqui no Brasil, este fator tem pesado muito, pois, apesar da minha estabilidade aqui, sinto-me triste ao deparar com colegas sendo humilhadas, com baixos salarios ou comentarios do tipo: "Porque vc nao estudou mais mais?", "Tenho uma pilha de curriculos em minha mesa, se nao estiver satisfeito, saia", e eu como fiscal, me deparo com essas queixas diariamente...e pior: nao poco fazer nada para mudar esta situacao...no nordeste sao raras as insituitcoes de saude que seguem o dimensionamento profissional, ha inumeros hospitais, em especial no interior, que nao possuem enfermeiro, ou contratam apenas um RN e com salario baixissimo, quando levamos a situacao ao Ministerio Publico, cobrando que se cumpra a Lei 7.498 (Art. 15), o processo eh lento e a qualidade na assistencia prestada continua pessima, enfim, fico muito feliz com sua alegria e perseveranca! Espero tambem conseguir alcancar o que almejo nos US. Bjs!

Alessandra disse...

Ola Dejanira! Voce me inspira a ser perseverante! Sabe se existe o curso preparatorio para o NCLEX aqui no Brasil? Ou no Estado do Hawaii? Super abraco e parabens por fazer a diferenca! Alessandra

Sil disse...

Ola Dejanira,

Estou nos pre requisitos para entrar no Nursing Program e moro em Seattle, WA.
Conheco duas brasileiras que estao no programa e estou planejando abrir um private grupo no Facebook onde poderiamos postar advices e experiencia. Se estiver interessada me mande um email por favor: tiasilsil@hotmail.com

thanks,
Sil

Alessandra disse...

Ola Dejanira, primeiramente, meus parabens pelo seu sucesso. Minha historia e a seguinte, sou formada pela USP, e como meu irmao mora nos EUA ha 6 anos, e sei que enfermagem e uma boa area para se trabalhar, resolvi vir pra ca (Los Angeles) na tentativa de adquirir a licenca e arrumar um trabalho. Meu ingles e fluente, tive um bom score no toefl (requerido para o NCLEX, porem, quando entrei em contato com o board of nursing da CA, recebi a noticia de que nao posso prestar a prova sem o SSN. Voce tem alguma dica pra me dar, o que eu poderia fazer no caso, arrumar um sponsor, estagio? Nao sei o que posso fazer. Obrigada, Alessandra

Deja Alexandrino, RN, BSN disse...

Aloha Alessandra!
Tenho informacoes de alguns programas em O'ahu nas cidades de Waikiki e Honolulu. Creio que o melhor sera atraves da instituicao Kaiser Permanene pois eles tem o Medical Office e tambem o Hospital em Maui e Oahu. Pegunte se eles oferecem o "Welcome Back Program" para Nurses formadas fora dos EUA.Alright?
Mahalo for your posting.

Ohara disse...

Olá, Dejanira ! adorei seu blog bem esclarecedor, eu tenho muita vontade de trabalhar fora do País como enfermeira mais eu tenho muitas duvidas, eu estou cursando Enfermagem estou no 5º período de uma universidade privada, gostaria de saber como faço para exercer essa profissão fora do país ? e qual vc me sugeria ? estou entre Canadá e USA!
Estou estudando inglês, faltam 2 anos e vou viajar p o Canadá p adquirir fluência ..
Gostaria de saber msm como fazer p ir, pqe estou muito mal informada sobre isso! HELP ME ..xoxo !

Unknown disse...

Ola Dejanira.

Meu nome é Mariana e meu pai mora nos EUA (ja é cidadão americano pelo green card). Sei que visto e passaporte para mim não será problema, porem, como também sou enfermeira e formada pela USP como você, gostaria de saber se há a possibilidade de eu validar meu diploma atraves dos sites que você postou nos comentários do blog, antes de ir pros EUA ou se preciso primeiro ir para lá e depois ver isso... fico meio encucada também com inscrição no órgão de enfermagem regulador de lá ( o COREN de lá, no caso), gostaria de ver tudo antes de ir pra lá... pois penso em sair do pais daqui uns 6 meses... O TOEFL eu sei que posso fazer aqui no brasil mesmo, mas o problema é a validação do diploma mesmo, espero que possa me ajudar.

Obrigada,

Unknown disse...

Oi Dejanira!! Eu sou Cynthia. Formada em enfermagem no Brasil. Atualmente morando no TN, ha 2 anos. Acabei de fazer a aplicacao no CGFNS e aguardando que alguns documentos sejam enviados do Brasil para os EUAs. Voce acha que seria interessante fazer o curso da Kaplan?
Sera que poderiamos trocar email?
cynthiataka@hotmail.com
tenho lido seu blog com certa frequencia, e suas dicas tem ajudado muito.

Nara disse...

Ola Djanira. Sou enfermeira, me formei em Fortaleza (UFC) e atualmente estou morando em San Diego porque casei recentemente e meu marido que tb e estrangeiro mora e trabalha aqui. Estou escrevendo porque estou altamente insegura para trabalhar aqui. :( Tenho 5 anos de experiencia em gestao do SUS, trabalhei na prefeitura de Fortaleza, e nunca na vida pus os pes em um hospital depois que me formei. Isso e o que me deixa apavorada. :( Nao sei nem por onde comecar mas ja fiz o TOEFL no Brasil e consegui uma pontuacao de 81 pontos. Estou estudando em casa o livro de Brunner Suddart para pelo menos revisar a parte teorica de enfermagem e assim me preparar melhor para o NCLEX. Ainda estou muito perdida, mas eu vou ler todos os seus posts. Existe algum grupo em redes sociais de enfermeiras estrangeiras? Queria muito tirar as milhoes de duvidas, insegurancas que eu tenho. Grande abraco!! Obrigada!

Unknown disse...

OI Dejanira, espero que esteja tudo bem consigo, encontrei estes teus posts e muito honestamente os meus parabens ajudas bastante quem pretende ir trabalhar nos eua. eu também quero... assim conto a minha história... sou de Portugal tenho 30 anos, sou paramédico de profissão, licenciado em ciências do desporto, e neste momento estou a licenciar-me em enfermagem... o meu plano é ir para los angeles, a minha mãe vive ai em beverly hills mais concretamente em lomalinda... a minha ideia é continuar a trabalhar como paramédico, achas que é dificil entrar no sistema? gostaria de trabalhar num hospital algum tempo e interesso-me por duas areas, a médico-cirurgica e as urgências... na verdade irei continuar a estudar ai nos EUA pois quero no fim de tudo isto ser médico, mas isso intendo como promoção de carreira... meu inglês é fluente..mas ainda vou cursar mais... fica o meu email, luis.vitorino.80@gmail.com agradeço toda a informação que me possas dar sobre a enfermagem e como ser paramedico por ai... espero que nos possamos conhecer em breve, pois vou passar as minhas férias ai por los angeles, estarei duas vezes por ano em los angeles. cumprimentos Luis

VIANA disse...

Ola Dejanira!

Sou enfermeira Portuguesa e trabalho em franca no bloco operatorio desde 2010. Estou contente com a experiencia que adquiri ate hoje, mas gostaria de explorar um outro pais, nova cultura e especializar-me como nurse midwife nos USA. No hospital onde trabalho proposeram-me fazer a especializacao de bloco operatorio, mas o que eu desejo mesmo é ser parteira e na franca nao sao as enfermeiras que desempenham esse papel mas sim as sages-femmes.
No entanto para poder entrar nos estados unidos,gostaria de saber a tua opiniao,se seria mais facil entrar tendo um diploma de 4 anos de licensiatura portugues ? ou tendo um diploma de licensiatura portugues e uma especialidade em bloco operatorio françes?
Relativamente a especialidade de midwife, sabes quanto tempo dura e quais os custos? Obrigada desde jà

Unknown disse...

Dejanira queria muito conversar com voce! Tenho 19 anos e sou estudante de enfermagem. Minha mãe mora nos EUA, é casada e aplicou nossa documentação! Quero muito tirar umas duvidas com voce, se for possivel me passa seu e-mail :) muito obrigada

Unknown disse...

Boa tarde Dejanira, meu nome é Alessandra, gostaria de retirar algumas duvidas com você referente a ser enfermeira nos EUA, poderia enviar o seu e-mail , para que possamos conversar melhor.
Obrigada
ahh... meu e-mail é leleestrelalinda@gmail.com