quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A Enfermagem e seus tentaculos...

Que e possivel explorar muitos caminhos em Enfermagem, bem , isto nao e novidade...Nos EUA a dimensao e as possiblidades as vezes parecem infinitas, vamos aos exemplos:

1) Enfermeira Anestesista: Yes, Nurse Anesthetist CRNA, sao Enfermeiras especializadas em administracao de anestesia e cuidados do paciente que a recebem. Constitue o grupo mais bem remunerado de Enfermeiros nos EUA, com um salario anual de R$300.000,00 ( trezentos mil Reais/ano). Esta area e extremamente competitiva, o profissional recebe o treinamento durante 2-3 anos apos a graduacao. O candidato que trabalhou previamente em uma unidade de cuidado intensivo por 2-3 anos tera certa prioridade num programa pos-graduacao.

2) Enfermeira Esteticista or Cosmetologista: E o chamado " Beauty Business Boom", sao Enfermeiras descobrindo novas praticas de procedimento e empreendimento na pratica da estetica. Sao muitos os clientes que procuram os servicos de Enfermeiras bem treinadas para reverter os efeitos do envelhecimento e/ou marcas na pele devido a acne, entre outros procedimentos como laser para remocao de pelos e tatuagem, escleroterapia, injecoes de Botox, etc. Para exercer esta especialidade avancado treinamanento e crucial. O investimento em treinamento, cursos e certificados fica em torno de $10.000 dolares. Ao final de 1 ano ou menos o profissional torna-se habilitado a exercer estes procedimentos sob a supervisao de um medico. Voce tem direito de abrir a clinica em seu nome. Tambem importante salientar
que um alto seguro profissional e necessario para cobrir qualquer mal pratica e negligencia. Um seguro de aproximadamente $1 milhao por ocorrencia e tambem a legislacao para a pratica desta modalidade varia de Estado para Estado.

Fonte: http://www.ehow.com/; www.advancedweb.com/nurses.
Traducao: Deja.

O que esperar do teste de admissao NCLEX?

O numero de questoes que compoem o teste NCLEX varia entre um minimo de 75 a um maximo de 265. O candidato tem 6 horas para completar o teste, com direito a intervalos ou "breaks" para alongamento, lanche, etc...O cronometro nao para em virtude dos intervalos. O candidato decide se necessita parar por alguns minutos ou nao.

O raciocinio basico do exame e a Piramide de Maslow. Quais sao as necessidades basicas do ser humano? Como o Enfermeiro age e advoga para a manutencao destes direitos?

No dia do meu teste eu estava me sentindo confiante, apos 3 meses num curso de revisao, estudando 8 horas por dia, repetindo mais de 3000 questoes num teste simulado online, eu acreditava que estava tudo sob controle, ate voce observar a sala de teste. Outros tres candidatos dividiram o espaco comigo. Ao iniciar o teste, o programa pede para voce confirmar seus dados e vai te guiando atraves de tutoriais. Se voce nao deseja seguir aquela repeticao, "clique aqui", "clique la", va diretamente ao teste. Mas os tutoriais te beneficiam de alguma forma, como diminuir a tensao pre-teste, a escolha e sua. As primeiras 5 questoes no meu teste, se , digamos, "inter-relacioanavam" ( mas cuidado com a frustracao e com que voce fala, existe uma camera posicionada em sua face durante todo o teste...)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

MInha Experiencia no NCLEX-California

Eu prestei o exame NCLEX em 2005. Antes porem eu me inscrevi em um curso preparatorio de 3 meses de duracao. E dificil imaginar: como comprimir 5 anos de Universidade em 3 meses? Antes de prestar este exame eu posso dizer que tinha um nivel avancado de ingles em conversacao, gramatica e redacao. Mas e a terminologia medica?

Posso dizer que o fato de muitos termos medicos serem derivados do latim facilita muito no que diz respeito a doencas, diagnosticos, protocolos e exames de rotina. Mas e a comunicacao Enfermeiro-paciente-equipe? Yeap!, nao ha latim que ajude.Bem dica #1: Nao saia do pais sem pelo menos nivel intermediario-avancado de ingles.


Dica #2: Inscreva-se num curso NCLEX preparatorio, mais informacoes http://www.welcomebackcenter.org/ .Atraves deste curso o candidato ficara familiarizado com o sistema de saude dos EUA, legislacao e principalmente como as questoes sao apresentadas no exame assim como o criterio de avaliacao. O custo e de aproxidamente US$350.00.

Dica #3: Traduza para o ingles todos os seus diplomas, transcritos, cartas de recomedacao, premios e programas de disciplina, principalmente Psiquiatria e Geriatria. A traducao devera ser feita por um profissional afiliado a ATA ( Associacao de Tradutores Americanos). Geralmente os tradutores cobram a traducao por pagina documento.