sexta-feira, 4 de janeiro de 2008


DESASTRE: ESTAMOS PREPARADOS?
O primeiro passo para se recuperar de um desastre e preparacao. E evidente que acompanhando os recentes acontecimentos, alguns eventos estao fora do nosso controle. Desastres podem vir em qualquer forma, mas existem somente duas fontes: ou a natureza ou a mao do homem.
Como resultado destes recentes incidentes, exemplo terremoto nos paises vizinhos como Chile e Peru, queimadas fora de controle no sul da California, desastres aereos..enfim, sao eventos que criam um sentimento de angustia e medo em toda populacao. Nos EUA foi fundada a " High Alert" em parceria com a " National Disaster Support of North America Inc.Trata-se uma companhia emergente especializada em treinar corporacoes em cuidados de saude e preparacao em desastres. Segundo esta companhia, ha quatro fases no ciclo de desastre:
1) Inter-fase: planejar e praticar antes do desastre acontecer;
2) Resposta: ativamente respondendo ao e sobrevivendo ao desastre;
3) Resposta tardia: tentando manter a comunidade mais proxima de sua rotina;
4) Recuperacao: restaurando a comunidade uma vez a ajuda externa nao esta se encontra mais a disposicao.
Os Enfermeiros participam ativamente em todas estas fases, geralmente porque trabalham para um orgao de saude, seja privado ou publico. Seria uma ideia considerar a criacao um grupo de estrategia como este, sem fins lucrativos, observando a legislacao de Enfermagem e construindo pontes com os demais profissionais de saude. As pessoas sempre esperam pelo primeiro passo...quem sabe nao chegou sua vez?