terça-feira, 17 de junho de 2008

Recem-formadas no Brasil querendo trabalhar nos EUA- como comecar entre outros dilemas...here we go!


O que me leva a querer logo de inicio uma carreira no exterior?
Existem muitos pontos para serem levados em consideracao, recebo muitas perguntas de recem-formadas que gostariam de emigrar para outros paises para exercer a profissao. Bem, meu objetivo nesta postagem e expor todos os angulos e informacoes para que voces tirem as conclusoes. Ao final, darei minha opiniao. Ok. Bla Bla Bla a parte:
1) Qual o seu nivel de Ingles? "Prezinho", Basico, Intermediario, Inter-Avancado, Avancado?
Para exercer a profissao voce deve ter nivel avancado de Ingles na gramatica, leitura e conversacao; alem de dominar a terminologia medica ( imagine tudo que voce estou ate agora nos 4 anos da Universidade em outra lingua; todas as interacoes nos estagios, passagem de plantao, entrevistas...). Simulou? Como voce se sente?
Para ser aceito num programa de pesquisa numa Universidade daqui, um nivel Inter-Avancado sera suficiente, uma vez que o campus oferecera cursos da lingua para estudantes de outros paises ( ESL- English as a Second Language). Uma pontuacao minima de 240 no TOEFL ( Computer Based Test) e pre-requisito. Faca uma pesquisa sobre programas de "Internship" em Universidades no exterior.
Por exemplo: entre no site na http://www.sdsu.org/ ou http://www.ucsd.org/ e faca ua pesquisa dentro de "Prospective Students" ( traduza a pagina para o portugues).
2) Voce tem em ordem todas as suas documentacoes?
Guarde os programas de disciplina separados em uma pasta, voce pode precisar no futuro. Historico Escolar do Segundo Grau, Historico Final Nivel Superior, Diplomas, Carteira do Conselho de Enfermagem estadual, endereco completo das cidades onde residiu nos ultimos 5 anos, carteira de vacinacao atualizada, passaporte valido ou informacoes de como retirar...
3) Voce ja explorou a possibilidade de mudar de cidade ou Estado ( dentro do Brasil)?
Eu me recordo de ter me arrependido muito de nao ter aceito uma vaga atraves do Ministerio da Saude para ir para o Amapa no ano de 1999.
Medo talvez...
Enfim acabei ficando em Ribeirao Preto dois anos apos formada trabalhando em 2 hospitais e 1 clinica de vacinacao, yes, media de 75 horas por semana! Que arrependimento...No ano de 2001 veio a oportunidade atraves do Ministerio novamente para atuar em Manaus, aceitei imediatamente. Foi o trabalho mais recompensador que tive no Brasil. A Regiao Norte do pais oferece muitas oportunidades e o profissional e super bem recebido pela populacao.
Tambem pergunte a si mesmo estas questoes abaixo. Por que? Porque voce esta prestes a mudar para outro pais, entenda a si mesmo, seus limites e fraquezas. Voce e o ser que tera que se adaptar a uma nova cultura...
4) Voce tem uma familia que suporta suas decisoes ou fara voce se sentir culpada por deixa-los?
Minha mae, apesar de eu ser filha unica, quer me ver feliz, nao importa aonde. O fato de seu ser casada contribui para que ela nao fique tao preocupada comigo.Isto traz um alivio muito grande para quem esta longe.
5) Pessoalmente voce se sente estrangeira no proprio pais?
6) Como voce lida com a solidao?
7) Voce se considera uma pessoa com raciocinio rapido ou seu cerebro as vezes demora para fazer um "donwload"?
8) Voce tem a tendencia de se ofender facil? Leva muito os problemas para o lado pessoal?
9) Tenha mais do que "Informatica Basica", saiba Internet, efetuar compras em sites, Excel, Powerpoint, Digital Camera e downloads, como manejar webcam, como transmitir fax e trabalhar com scanner. Nos EUA voce tem que ser "multi-task", nao ha pessoas disponiveis para estes chamados "pequenos servicos"; alem disso toda documentacao do paciente esta armazenada em programas especificos como o Meditech, HealthConnect entre outros. Tenha conhecimento e informacoes sobre Telemedicina.

4 comentários:

Aline Souza disse...

Oi Dejanira!!
Estou navegando horas aqui e adorando todas as informações...S
ou recém formada porém já tenho experiência no exterior com intercâmbio em universidade americana, já tentei o TOEFL (mas já expirou..) e agora quero voltar aos EUA para o mestrado e trabalhar..Ter uma experiência profissional fora do Brasil sempre foi o meu sonho..
Entrei em contato com algumas universidades e eles citam o NCLEX como exigência de ingresso..Comprei o livro só pra já ir me familiarizando..
Mas realmente é muuita coisa! Muito documento..muitos exames...isso me deixa insegura...
Um beijo p/ vc e obrigada pelas dicas!!
Aline

Aline Souza disse...

Oi Dejanira!!
Estava aqui navegando e estou adorando as informações! Lhe enviei um e-mail me apresentando...Sou recém formada, mas já estudei 1 semestre em universidade americana, fiz o Toefl...enfim..Quero voltar!!! Mas agora como profissional!
Sempre foi meu sonho ter uma experiencia profissional no exterior. Entrei em contato com algumas universidades solicitando informações sobre o Master e algumas citaram o NCLEX como exigência...eu não fazia idéia o que era isso...
Agora já comprei até o livro p/ ir me familiarizando com os termos médicos em inglês..
é muita exigência realmente..muita documentação..mas vou estudar muito e tentar..
Parabéns pelo site!
Beijos.
Aline

Aline Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karynne disse...

Olá!
Encontrei o seu blog na internet e gostaria de dizer q ele tem me ajudado muito.. :)
Gostaria de te fazer uma pergunta...
Eu terminei a faculdade agora de enfermagem e estou com planos de me casar em julho e ir para os EUA, visto q meu noivo está trabalhando lá. Quanto a documentação necessária para validar o diploma,é necessário eu ter em mãos a carteira do Conselho de Enfermagem estadual? Como eu me formei agora em dezembro eu teria por 1 ano a carteira provisória do COREN -TO, e como estamos planejando viajar em julho, eu estaria viajando com a provisória, ela valeria aí?

Aguardo sua resposta.... (etapsthi@hotmail.com; karynnesousa@yahoo.com)

Obrigada!